Clique aqui para ver a versão em inglês:
corujamusic.com.br/neil-young-and-the-monsanto-years-the-protest-album-against-the-multinational
Neil Young é mesmo uma figura original e polêmica. Além de seu talento extraordinário é também conhecido por sua postura crítica e por sua rebeldia. Em 2015 retirou todo o seu acervo dos streamings de música do mercado, alegando que eles não ofereciam qualidade de áudio suficiente, e que seus fãs não mereciam ouvir suas músicas com péssima qualidade. Lançou também em 2015, em junho, o álbum The Monsanto Years, um disco de protesto contra a empresa multinacional do setor de biotecnologia Monsanto, a maior produtora de grãos do mundo, por sua produção de transgênicos e agrotóxicos. O álbum foi gravado com o grupo Promisse of the Real, com Lukas e Micah Nelson, filhos de Willie Nelson, no teatro de nome Teatro, o mesmo em que Willie Nelson gravou seu álbum homônimo Teatro, em Oxnard, Califórnia, em 1998. The Monsanto Years contém nove faixas, incluindo Big Box, uma crítica à política nada popular das grandes empresas multinacionais, assunto que é o carro-chefe do disco. O álbum está disponível para venda em formato físico e digital, no iTunes e no PonoMusic, de propriedade do próprio Young.
A Polêmica dos Transgênicos
Transgênicos são sementes geneticamente modificadas, para mudar suas características, como por exemplo se tornarem resistentes a algumas espécies de pragas. A questão é que esse processo, segundo especialistas, causa danos à saúde e forte impacto ambiental, além de prejudicar a economia, especialmente com relação aos pequenos fazendeiros e produtores. A Monsanto é criticada não só por Young, mas no mundo todo, por ativistas e defensores do meio ambiente. Além disso as sementes transgênicas acabam por contaminar outras espécies, mudando todo o ecossistema, e ainda mais grave, produzem sementes estéreis, obrigando o agricultor a ficar como refém da empresa, tendo que sempre comprar novas sementes para a próxima safra, e consequentemente outros agrotóxicos para combater as novas pragas que vão surgindo, aumentando assim forçosamente os já altíssimos lucros da empresa. Embora haja alguma controvérsia entre estudiosos do assunto os ambientalistas sustentam que os estudos científicos realizados até o momento não são suficientes para provar as possíveis extensões desses danos.
Neil Young também critica a rede de cafeterias Starbucks, com a faixa A Rock Star Bucks A Coffee Shop, por seu envolvimento com a Monsanto e por seu descaso com a causa ambiental. No mais, e como sempre em seu trabalho, o álbum vem recheado de folk rock da melhor qualidade, com o carisma e o traço inconfundível de Neil Young.
Confira as músicas:
A New Day For Love
Wolf Moon
People Want to Hear About Love
Big Box
A Rock Star Bucks a Coffee Shop
Workin’ Man
Rules Of Change
Monsanto Years
If I Don’t Know
Veja o vídeo oficial Neil Young + Promise Of The Real – Wolf Moon:
Ouça o The Monsanto Years completo:
Acompanhe Neil Young nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/NeilYoung
Twitter: twitter.com/neilyoung
Instagram: www.instagram.com/neilyoung
YouTube: www.youtube.com/user/neilyoungchannel
MySpace: myspace.com/neilyoung
Fontes:
Site Oficial: www.neilyoung.com
Rolling Stone: rollingstone.uol.com.br/noticia/disco-de-protesto-de-neil-young-i-monsanto-yearsi-e-divulgado-ouca/#imagem0
The Guardian: www.theguardian.com/music/2015/jun/23/raging-in-the-free-world-neil-young-monsanto-years-starbucks-geffen
Uol: economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/06/30/entenda-transgenicos-e-monsanto-criticados-em-novo-album-de-neil-young.htm
Fotos: Divulgação
Sabe mais sobre Neil Young e The Monsanto Years? Conte nos comentários!